Artigo Técnico

Indicador como Ferramenta de Gestão na Farmácia Hospitalar


Bruna Malagoli Martino

Cada vez mais os gestores da área da saúde entendem que é necessário melhorar os processos e medir seus resultados, portanto, a busca pelo entendimento e a aplicação de indicadores é um indício de que esse desafio vem se concretizando. Responder a esse desafio não é simples, pois envolve a construção de banco de dados, a verificação de como a informação é compreendida e utilizada e qual tratativa será realizada frente ao cenário obtido com essa medição.

Os indicadores vão além de gráficos construídos em Excel: possuem como objetivo compreender um processo. Esta ferramenta necessita satisfazer as necessidades das partes envolvidas, ou seja, o operacional e o gestor, tais como evitar o erro, o desperdício e melhorar a rotina dos colaboradores. Desta forma, visualiza-se a utilização dos indicadores de qualidade e de desempenho para gerenciamento do setor.

Os processos são utilizados como base para a definição dos indicadores de desempenho. Deve-se observar que o sistema de medição deve conter alguns princípios, tais como: medir somente o que é importante, verificar a possibilidade de medição e alinhar as medidas com os objetivos e com as estratégias da organização.

Destaca-se, também, a importância dos indicadores em fornecer uma base adequada para a tomada de decisões da alta direção dentro de uma instituição de saúde.

Programas de qualidade em saúde, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), entendem que o hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes mediante a utilização segura e racional de medicamentos.

Portanto, por meio da implantação dos indicadores, é possível verificar a eficácia dos serviços farmacêuticos hospitalares, seja na logística, na assistência ou na produção. Lembrando que esta é uma atividade contínua de busca de um resultado final que será alcançado em um prazo determinado, que sempre poderá ser melhorado.

Este tema será abordado na 20ª Semana Racine – Congresso de Farmácia:

3 de Julho de 2010 – Sábado
CURSO 14 (8h30 às 13h) • Expo Center Norte
Gestão da qualidade em hospitais: indicadores de desempenho da farmácia hospitalar
Publicado por Instituto Racine 21/maio/2010



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